terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Video Tutorial



Eis um lugar de grande valia para quem está começando no metaverso, ou quer rever algumas particularidades do SL.

Você pode aprender o Second Life de uma forma rápida e divertida! O entusiático Torley será o seu guia, levando-o a fazer uma visita através de sugestões, truques e técnicas, que aumentaram a sua confiança e o fará sorrir. :) Seja você um novato ou um Residente de longa data, a sua experiencia inworld será beneficiada a partir desta série de tutoriais video.

Tutoriais diversos. Aqui você pode estudar os seguintes videos, entre outros:
  1. Video Tutoriais Oficiais
  2. BASICOS - para novos Residentes!
  3. Sugestão da Semana
  4. SUGESTÕES RÁPIDAS
  5. TERRA
  6. VOICE CHAT
  7. MIDIA na PARCELA
  8. SPACENAVIGATOR
  9. Video Tutoriais criados por Residentes
  10. Assuntos diversos
  11. Criação de conteudo
  12. Software externo
  13. Machinima
  14. Utilização de productos específicos
  15. Recursos relacionados
Enjoy it !

Eles pedem que compartilhemos a informação. Eis a minha colaboração!

http://wiki.secondlife.com/wiki/Video_Tutorials/pt

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Como cuidar da aparência no SL

Esse post original está citado no link no final da matéria.

Me foi mega útil e vim compartilhar.

As roupas que os nossos avatares vestem são divididas em diversas camadas ou layers:

Tronco:

- Undershirt: Representada por uma camisinha de alças, é a primeira das camadas. Utilizada para roupa interior, parte inferior de camisas, tatuagens, por vezes, também como camisa principal e alguns colares vêm também nesta camada.

- Shirt: Representada por uma camisa de manga curta, é a segunda camada, que se sobrepõe à anterior. Utilizada como camisa/blusa e tatuagens

- Jacket: Representada por um blusão vermelho, é a terceira camada sobrepondo-se às 2 anteriores. Utilizada como camisa, sweatshirt, blusão, casaco, colete e também como tatuagem (a maior parte das vezes as tatuagens vêm nas 3 camadas)

- Luvas: Independentes das restantes camadas, representadas por uma mão castanha. Utilizadas como luvas (óbvio) ou manicure

Parte inferior

- Underpants: Representadas por uma cuequinha branca, são a primeira camada a usar na parte inferior do corpo. Utilizada como roupa interior, parte inferior de camisas, calções e tatuagens

- Pants: Representada por umas calças azuis, são a 2ª camada sobrepondo-se à anterior. Utilizada como calças, calções, base para prim skirts e tatuagens

- Skirt: Representada por uma saia rosa, sobrepõe-se às duas anteriores. Utilizada como saia ou parte inferior de casacos/camisas.

Pés e Pernas

- Meias: representada por meias brancas, são a primeira camada dos pés. Utilizadas como meias, ou pedicure.

- Sapatos: Representada por um sapato castanho, são a 2ª camada e sobrepõem-se à anterior. Utilizados como sapatos (de qualidade inferior) ou como base para os sapatos prim, servindo para dar ao pé do avatar o formato do sapato/bota que irá calçar (também conhecido como Shoe Base).

Além das camadas acima que ficam “coladas” ao corpo do avatar, existem na maior parte dos conjuntos de roupa acessórios prim, representados por caixinhas amarelas no inventário. Poderão ter as mais diversas utilizações e por isso deixo-vos apenas alguns exemplos:

Tronco: Colarinhos, punhos, mangas, gravatas, laços, etc.

Parte inferior e pés: parte inferior das calças à boca de sino, bainhas reviradas de calças, saias curtas ou compridas, cintos, sapatos, botas, etc.

Em baixo têm uma foto que mostra as diversas camadas.

E agora conjuguem tudo isto da melhor forma, baralhem e tornem a dar e façam conjuntos fantásticos e únicos.

Se por acaso tiverem algum assunto que queiram ver abordado e que julguem ser útil para os restantes, deixem em comentário e eu tratarei de desenvolver o dito em futuros posts.

Post original em: http://portucalis.wordpress.com/2008/01/28/diz-que-e-uma-especie-de-tutorial-camadas/

Glossário do Second Life e abreviaturas

Prims = primitives/primitivos = os objetos básicos do SL que vc pode construir..e atraves deles, deformando , juntando ,scriptando, animando etc, e tal vc consegue criar coisas.

Shape (formato do corpo) = é a estrutura do avatar que vc modifica (alto, baixo, gordo, magro, tamanho dos olhos, nariz, boca, mãos, pés, etc...são todas as partes onde as roupas, cabelos, asas, armas se ligam/linkam)

Skin (pele) = é o que reveste o shape. É a face coradinha, sardenta, cheia de escamas, verde, vermelha, sarada , é o CORPO que vc consegue ver. Esse vc não modifica, apenas compra ou cria por programas de ilustração/edição de imagem e importa pro SL.

AO (animation overide) = animações mais harmônicas ou que conferem um estilo próprio ao seu avatar, saindo daquele padrão SL meio mecânico que vemos em todo novato.

Noobie ou newbie, newcorner, recém-chegado, novato = Entre os mentores pede-se para evitar usar esse termo pq muitas vezes ele é usado de forma pejorativa..."noobie = akele que não entende nada."

HUD (heads-up display) = comandos para proteção, comandos para o seu carro, cavalo, arma, e até algo para o seu avatar. Hud é tudo que fica disposto e visível na sua tela apenas. Não confunda com os menus de tela do SL.

Scripts = linguagem de programação para fazer objetos interagirem entre si e com o avatar no SL.

Freebie = itens gratuitos a disposição dos residentes no SL.

Gesture - Gestures, combinação de animação com som. Possui atalhos e uma pasta própria no inventário.

Griefer - o típico "espírito de porco" ,anda pelo SL atormentando os outros para se divertir. Normalmente usa gaiolas, armas de push/empurrar, objetos que se multiplicam loucamente, textos que preenchem a tela e não param.

Home - é a localização inworld que o seu residente considera o centro do Second Life, a sua casa. Vc pode escolher entrar no SL pela sua casa.

IM = mensagem instantânea.. é a conversa reservada. o msn do SL.

Infohub - é uma parcela pertencente a um Linden dentro do mundo. Serve para ajuda e informações.

Land Baron = dono de muitas ilhas, normalmente usadas para aluguel ou venda.

Land Owner = é o residente dono de uma ilha ou mais. Tbm é considerado land owner quem possui terras dentro do continente ou algumas parcelas.

Linden = companhia responsável pelo desenvolvimento e criação do SL. Um empregado da Linden Lab que fica logado no SL recebe o sobrenome Linden.

LL – Linden Labs

LM = Landmark Registrado

Machinima = Machine Animation or Machine Cinema = a arte de criar filminhos de qualidade e efeitos usando cenas de Jogos e do SL.

Mature = conteúdo impróprio para menores de 18 anos. Existem regiões com diversas classificações etárias que permitem que um menor assista um maior utilizar o SL sem problemas. regiões mature são aviso que ali contem nudez, sexo, fetiches, violência

No-Copy = objeto que não tem permissão de ser copiado. o criador do objeto pode alterar essa propriedade

No-Fly = não vôo, qquer parcela onde o vôo não permitido..é estipulado pelo dono da land.

No-Modify = objeto que não tem permissão de ser modificado. o criador do objeto pode mudar essa propriedade.

No-Transfer = o objeto que não pode ser dado a outra pessoa, não pode ser transferido. o criador faz isso para que seu objeto não seja revendido e os lucros vão parar nas mãos de outra pessoa. apenas o criados pode alterar essa propriedade

Notecard = uma nota, pode ser criado pelo inventário, para inserir textos, informações, anexar landmarks, outras notas e imagens.

Orbit = um evento onde o avatar é empurrado com extrema forma para o "espaço" do Second Life. Uma área muito acima das nuvens, muitas vezes involuntário ou inesperado. Dependendo do caso ele´pode ser deslogado por "sair do mundo" e os servidores não serem capazes de processar - precisa relogar. Na maioria das vezes é provocado por armas de empurrar ou objetos com script de empurras coisas fisicas.

Parcel = parcela, pedaço de um sim, que pode ser alugado para construir ou colocar lojas.

Particles = sprites bidimensionais, imagenzinhas coloridas que permitem o residente simular brilho, chamas do fogo, vapor, etc..

Partner = parceiro. um residende pode propor partnership para outro residente por várias causas, mostrar relacionamento (namoro, casamento) amizades, casais, etc..

PG = O Second Life usa um sistema de classificar o tipo de conteúdo e comportamento esperado em determinada área. PG areas são abertas a todas as idades, onde são proibidos conteudo sexual, nudez, linguagens obsenas, profana ou violência.

Profile = é o perfil do seu avatar no Second Life. contem informações de quando o avatar nasceu, parceiro, grupos que vc está inscrito, textos e descrições que queira dar, o profile deve ser PG (nada de nudez, profanação, ou obsenidade - está no TOS )

Região = sim= simulador= ilha

Relog = reiniciar o Second Life.

Rez = rezzar (o termo nasceu do filme "Tron")- para carregar um objeto 3d inworld ele precisa ser chamado do inventário ou criado e às vezes leva um tempo até que o computador processe todas as informações do objeto como texturas, formas, cores a este processo chamamos de rezz, rezar,

RL (Real Life) = vida real

Ruth(ed) = quando o avatar não carrega totalmente, aparece pequeno, simples, como o avatar padrão do SL que se parece com uma mulher de cabelo curto cortado, blusa simples lilás e calça azul. Esse avatar é chamado de Ruth, e quando o seu avatar apresenta esse problema costuma-se dizer que ele está Ruth ou ruthed. (parecendo a Ruth) - existem scripts que ajustam e consertam isso, muitas vezes é preciso ir a um outro sim, low lag /de pouco lag para recarregar seu avatar corretamente.

Spam = Spam, mensagem repetitiva indesajada. anuncios, chamadas para festas.

SLT (Second Life Time) = horário do Second Life = que é o horário padrão do Pacífico.

SLurl – um Link que vc coloca num webbrowser, mas que te leva a um lugar dentro do SL; O Slurl é feita segundo o seguinte formato : http://slurl.com/secondlife/region/xcoo ... coordenada.

Telehub = é um teleporte centralizado num sim.. toda vez que entra na ilha vc entra pelo Telehub. Os Telehubs ja estão deixando de existir no SL, vc poderá se teleportar diretamente ao seu destino.

Tier = Tier, taxas que o dono da ilha exige para aluguel

Tortured = Prim torturado, um prim que foi deformado usando um glitch, um script de forma que não seria possivel simplesmente modelando.

Meu primeiro Avatar


Esse foi meu primeiro avatar. Péssimo, mas por algum lugar temos q começar, né ? :)